Por que os homens cuidam menos da saúde que as mulheres?

Uma pergunta rápida: quando foi a última vez que você foi ao médico?

Pra alguns pode ter sido recentemente, mas a grande maioria vai responder que foi há mais de um ano. Isso porque homens procuram ajuda médica poucas vezes durante a vida, e na maioria dos casos só fazem exames quando a saúde já não está lá aquelas coisas. Mas porque isso acontece?

Segundo médicos, homens se preocuparem menos com a saúde é uma questão cultural. Desde cedo eles não são incentivados a procurarem ajuda médica e nem fazer exames de rotina e prevenção, diferente das mulheres que desde a adolescência já se consultam com ginecologista, depois passam por várias consultas durante a maternidade e levam os filhos ao pediatra. Além disso, as mulheres, em sua maioria, costumam ser mais atentas a sintomas simples e sempre estão fazendo exames de prevenção.

De acordo com a pesquisa realizada pela SBU (Sociedade Brasileira de Urologia) outros fatores importantes sobre homens irem menos ao médico são: falta de tempo, acreditarem que estão saudáveis, vergonha do próprio corpo e medo de descobrir alguma possível doença e ter que se tratar.

 

As mulheres são as maiores responsáveis

Além de se preocuparem mais com a própria saúde, são as mulheres, na maioria das vezes, que incentivam os homens irem ao médico e fazerem exames. Muitos deles preferem ir acompanhados, mas os que vão sozinhos também confessam que só procuraram ajuda médica porque foram influenciados pela esposa ou filha.

Homens aumentam ida ao médico

Em estudos recentes feitos pela Agência Brasil, entre 2016 e 2020 os homens, principalmente os adolescentes, aumentaram em 49,96% a procura por médicos, mostrando que estão mais preocupados com a saúde e se prevenindo desde cedo para o futuro. E esse número pode ser ainda maior se tiverem o apoio dos pais e mais incentivos do governo à saúde.

 

Novembro Azul

A partir dos 50 anos, uma das doenças mais prevalentes entre os homens é o câncer de próstata, por isso é importante que todos homens a partir dessa idade façam exames de prevenção regularmente, igual as mulheres que necessitam realizar anualmente o exame de mama e outros relacionados ao útero. Muitos homens tem medo ou vergonha de fazer exames, mas é essencial manter tudo em dia para evitar possíveis doenças ou detectar logo no início, onde as chances de cura são muito altas. Não deixe de procurar um médico (principalmente se tiver mais de 50 anos), conversar, tirar todas as dúvidas e verificar quais exames são essenciais para sua longevidade.Ir ao médico e realizar exames preventivos não quer dizer que você terá qualquer tipo de doença, pelo contrário, é uma forma de autocuidado, além de ser essencial para manter sua qualidade de vida e de todos ao seu redor.