Se tem um termo médico que é bem conhecido é a menopausa. Mas você já ouviu falar sobre a Andropausa? Sabe o que ela é?
Mas antes, uma breve explicação sobre o que é a Andropausa:
A andropausa é marcada pela diminuição nos níveis de testosterona. Embora seja uma etapa normal do envelhecimento do homem, pode ser controlada através da reposição de testosterona, remédios e mudanças de hábito.
É a menopausa masculina – mito.
Apesar da andropausa ser caracterizada pela queda hormonal masculina, ela acontece de maneira lenta e em apenas alguns homens – o que não pode ser dito pra menopausa.
Os sintomas são os mesmos da menopausa – mito.
Alguns dos sintomas são iguais, como a diminuição da libido e os fogachos (ondas de calor). Mas a redução de massa muscular, por exemplo, é exclusiva da andropausa, enquanto existem vários outros que acometem somente as mulheres.
Outros sintomas da andropausa são: cansaço excessivo; alterações do humor frequentes; diminuição da quantidade de pelos no corpo e dificuldade de concentração.
Nem todos os homens terão andropausa – verdade.
Nem todos os homens desenvolvem deficiência de testosterona e outros, apesar de redução do hormônio, não têm sintomas.
Existe uma idade certa para a andropausa – mito.
Não existe uma idade certa para aparecer, podendo iniciar-se em qualquer idade, com maior incidência de início após os 40 anos.
Um fator de risco para a andropausa é a obesidade – verdade.
Obesidade, hipertensão, diabetes, sedentarismo, tabagismo, álcool em excesso e aumentos de colesterol e triglicerídeos são fatores de risco.
E aí, qual dessas informações você gostou de saber?