10 dicas para não exagerar nas festas de fim de ano sem deixar de aproveitar!

Natal e Ano Novo chegando e só conseguimos pensar em uma coisa: comida gostosa, que com certeza, é uma das melhores partes dessas comemorações. Pra quem segue à risca o ano todo uma dieta e pratica exercícios físicos, sabe que essa época do ano é uma das mais complicadas, pois, querendo ou não, a rotina muda e com ela os hábitos também acabam se desregulando.

Não tem nada mais frustrante que perder alguns quilinhos durante um bom tempo e quando chegar no natal engordar tudo, ou quase tudo, de novo. Por isso, preparamos uma listinha com algumas dicas importantes para quem quer manter a forma, mas sem deixar de aproveitar as gostosuras das ceias.

 

1 – Comece o dia com café da manhã caprichado

Caprichado não significa comer muito, mas sim comer coisas que irão te sustentar e trazer benefícios por mais tempo, deixando você mais saciado, como por exemplo: aveia, farinha de linhaça e proteínas. Um suco verde também é uma ótima opção para te dar mais energia e te ajudar a encarar a maratona de festas, ainda mais se você ficará ocupado o dia todo com os preparativos.

2 – Não pule as refeições do dia.

Sabemos que essas datas festivas costumam ser cheias de preparativos: organização da casa, decoração, preparar a comida e etc. Mas é importante que nesses dias você mantenha os horários corretos das refeições, sem pular nenhuma ou comer demais, mas sim pegar um pouco mais leve. Assim, quando chegar a noite seu organismo ainda continuará na rotina que você já está acostumado.

3 – Faça um lanchinho antes da confraternização

Pode ser um prato de salada ou um lanche saudável, o importante é comer alguma coisinha antes dos pratos principais para não exagerar nas calorias e acabar comendo mais que o necessário só porque estava com muita fome.

4 – Decida o que realmente vale a pena comer

Tem famílias que realmente exageram nas festividades de final de ano e montam inúmeros pratos de comidas diferentes. É tanta comida que você nem sabe por onde começar e acaba comendo tudo o que vê pela frente. Esse ano faça um pouco diferente, tente comer somente as coisas mais diferentes, que você não está acostumado a comer todos os dias, diferente do arroz, por exemplo.

5 – Durma bem

Essa pode parecer uma dica boba, mas faz bastante diferença. Uma noite mal dormida pode prejudicar alguns processos do nosso organismo e desregular funções importantes. Por isso, é importante manter a qualidade do seu sono.

6- Beba muita água

A água é essencial para o funcionamento do nosso organismo, ainda mais quando saímos da rotina. Além de ajudar a desinchar nosso corpo, também ajuda na digestão de alimentos ricos em carboidratos e açucares, sem contar no bom funcionamento do intestino.

7 – Evite muita bebida alcoólica

Chegou final de ano e só queremos saber de uma coisa: comer e beber muito, não é mesmo? Mas se você está preocupado com a saúde do seu corpo, é importante ficar atento à bebida alcóolica. Claro que se você gosta não deve deixar de aproveitar, mas é necessário ter bastante cautela para não exagerar. Então que tal escolher uma das datas para beber um pouco mais? Por exemplo, se você gosta de curtir o ano novo, talvez seja melhor deixar pra beber um pouco mais nessa data do que no natal. Essas festividades são muito próximas umas das outras, e se exagerar nas duas, seu corpo pode demorar um pouco mais para se “recuperar” novamente.

8 – Cuidado com as sobras

Geralmente comemos por dias as sobras do natal e ano novo, e isso pode ajudar ainda mais que você ganhe uns quilinhos. Por isso, evite comer nos outros dias o que sobrou. Faça refeições mais saudáveis e tente voltar a sua rotina normal de alimentação.

9 – Continue praticando exercícios

Se você já está acostumado com a prática de exercícios, não a abandone no final do ano. Continue realizando suas atividades normalmente; afinal o ano está acabando, mas a vida continua, então não dê pausa e não deixe pra voltar só o ano que vem, porque você vai acabar desanimando, e pra voltar será bem mais difícil.

10 – Avalie tudo o que faz sentido para sua vida

Nós te demos as dicas, mas cabe a você saber o que faz sentido ou não para sua vida. Avalie como quer terminar esse ano e começar o próximo, pois só você sabe o que te faz bem e o que está ao seu alcance para realizar.

 

Gostou das nossas dicas? Compartilhe com os amigos que também precisam saber como se cuidar no final do ano.

Não deixe de conferir em nosso site os produtos que podem te auxiliar nas dicas de fim de ano > ACESSE AQUI