Nós temos diversos hormônios e acredite se quiser, eles são responsáveis pela nossa disposição, bom humor e até mesmo emagrecimento. Se eles são tão importantes assim, temos que conhece-los, né?
Por isso, separamos 4 hormônios pra lá de importantes para a saúde masculina e ainda algumas diquinhas de como mantê-los em equilíbrio. Vamos lá?
-
Endorfina:
O famoso hormônio do bem estar. É um poderoso analgésico liberada pelo organismo em situações de dor e estresse, capaz de desencadear sensações agradáveis, de felicidade e de alegria, além de melhorar a resposta imunológica do corpo.
-
Testosterona:
Responsável por regular diversas funções relacionadas à sexualidade, às características do corpo e ao estado de humor. Quando em baixos níveis, pode causar fadiga, perda da libido e da memória e ganho de peso. Já em excesso, causa aumento do colesterol e perda de cabelo.
-
Estradiol:
Apesar de ser um hormônio feminino, ele também é presente no corpo masculino, mesmo que em pouca quantidade. Sua principal função é relacionada com o crescimento dos ossos, a formação e a fertilidade masculina.
-
Hormônio do Crescimento (GH):
Responsável pelo crescimento físico do corpo humano e também pelo crescimento celular. Por facilitar a síntese de proteínas, que são muito importantes para a recuperação muscular, é um dos hormônios mais queridos por aqueles que praticam musculação.
E o que você pode fazer para ajudar seu corpo a manter esses hormônios equilibrados?
- Endorfina: pratique exercícios físicos, tenha relações sexuais e até mesmo comer um chocolate.
- Testosterona: diminua o consumo de açúcar e de bebidas alcoólicas. Alimentos ricos em zinco também podem ajudar, como carnes e peixes.
- Estradiol: consuma alimentos ricos em fitoestrogênios, como a linhaça, a soja e o inhame.
- Hormônio do Crescimento (GH): uma boa noite de sono, já que 75% do total de GH liberado diariamente me nosso corpo é produzido durante o sono.